quarta-feira, 10 de junho de 2009

o Teu soRriso.

Lembro-me da primeira vez que te vi sorrir. Foi um esboçar dos lábios tímido e embaraçado, mas desde aí que se tornou sincero. Depois disso já te vi sorrir mais vezes. Fosse de vergonha, alegria, comoção, tristeza... Cada riso teu, fosse qual fosse, tinha ainda um ponto em comum. Talvez até a sua característica mais importante... Não sabes qual? Eu relembro: a humildade. Em cada sorriso teu é possível ver o quanto és humilde. O quanto respeitas a vida e a valorizas, o quanto gostas do que te rodeia e o quanto olhas para tudo com a tua modéstia verdadeira.
Recordo cada sorriso teu. Num onde te dizias sentir envergonhado com a situação, noutro onde agradecias um gesto singular para contigo e outro ainda onde até os teus olhos sorriam, tal era o amor que emanavas ao olhar para aquela criança. Sabes, há momentos que nos marcam e a todos eles estão associados alguém. De ti, posso dizer que me marcas tu e que tenho momentos a que te associo. A verdade é que, em cada um desses momentos, estás sempre a sorrir, na tua melhor forma: a pureza. Já cheguei a não te ver e a saber-te sorrir à mesma. A forma de como falas, escreves, comunicas, demonstra tudo aquilo que acabas por sentir. E quando sentes um riso, é completamente gratificante ouvir-te, mais ainda do que todas as outras vezes.
O problema é que também já te ouvi sem o teu sorriso nos lábios. Pareceu-me tão estranho, que me foi difícil reconhecer-te... Aliás, onde estaria a força que só tu sabes ter? As barreiras que nos colocam pelo caminho, são difícieis de ultrapassar... Sabes, lembro-me de em Educação Física ter de as saltar e tinha imensa dificuldade. Desmanchava-me toda para que o conseguisse, mas até eu, na minha pequenês, lhes passava por cima. Agora tu, aí no teu alto dessas pernas longas, certamente que o conseguirias fazer bem melhor do que eu, não é? Tens o impulso, a vontade, a técnica do salto. O que te falta? Somente aquilo que melhor sabes fazer: sorrir. Emanar felicidade. Quando acreditamos em alguma coisa, mais fácil é para que tudo seja como acreditamos que vai ser. Eu acredito em ti, no teu sorrir, na força que ele transmite e em tudo aquilo que és. Eu acredito, com todas as minhas forças. Acredito com as minhas dificuldades em saltar as barreiras e com o meu sorrir disforme e autêntico. Eu acredito em ti. Não será mais fácil olhares para o infinito, sorrires e gritares que és capaz?
Vem daí, eu dou-te a mão. Ainda que a minha força não seja imensa, estou aqui para te puxar e amparar. Vem, solta a vontade que tens de vencer. Vamos saltar as barreiras e mostrar que afinal conseguimos mesmo ultrapassá-las, com mais ou menos facilidade. Anda comigo e acredita, traz a tua humildade de novo e sorri. Sorri, sabes porquê? Porque quando sorris quem se depara contigo de frente sabe que chegaste para vencer.

Sem comentários: