quarta-feira, 22 de julho de 2009

Embora

Chegou a hora de partir. Quieta e calada, tenta contentar-se com um livro de histórias que já conhece, mas muitas vezes o pensamento voa e vai mais longe do que a imaginação daquela obra. Voltará depois, sabe-o, mas pela primeira vez não quer ir embora. Não consegue explicar o porquê, somente sabe que sentirá muita falta daquele sorriso envergonhado.
Já à muito que ansiava por uma época de acalmia e de encontro consigo mesma, mas agora que a tem parece que já não precisa dela. Tudo porque descobriu que nos seus lugares comuns também sabe encontrar-se e não precisa de ir embora para que aprenda como ser feliz. Sempre teve essa mania, a de sair para descomprimir de muitos pensares sobre si mesma. Já à algum tempo que o vinha sentindo como algo necessário... Mas neste momento parece que afinal tudo mudou. A forma de como encara o mundo fá-la pensar que não é preciso fugir, diz-lhe que basta encontrar o caminho certo para onde se deseja ir. Já nem se perde por aí como dantes acontecia.
Mas vai, vai ter de ir embora. Por mais absurdo que possa parecer, ela em nada se importava de ficar. Depois de saber que já é capaz de se encontrar onde sempre o devia ter feito, sente-se absurda por sair do seu lugar. Aliás, tem medo de que quando voltar não seja capaz de se encontrar de novo neste espaço, como agora sabe fazer. Cansada de pensar sobre este ir e voltar, decide deixar-se andar com o tempo que a guia... Ainda que a sua vontade seja a de permanecer ligada ao que lhe dá sentido, acredita que seja onde for será capaz de levar consigo o rumo que agora tem.
Parece que sim, que se vai embora. Vai para longe de ruelas por onde se encontra, mas o melhor é não ter medo. O medo é o seu inimigo. Vai, e consigo tem uma caixa que guarda dentro do peito onde leva a sua bússula para lhe indicar o caminho em qualquer parte do universo. Assim, acabando por ir para o seu outro refúgio que não aquele rotineiro, vai levar consigo aquilo que mais lhe importa. Afinal, ao acordar a cada dia, basta que coloque a sua mão por cima do coração para que se sinta em casa. Sabe que receberá aquele sorriso encantante e inesquecível. Já certa de que o tem consigo, está preparada para ir a qualquer lugar do mundo.

Sem comentários: